NATUREZA – EDUCAÇÃO – TRABALHO – AMOR – SAÚDE
1. Atividade física todos os dias.
“Como os computadores, temos a parte do software que é a nossa mente, a nossa alma, a nossa inteligência. E a parte do hardware, a nossa máquina, que é o nosso corpo, as pernas, os braços, o coração, que, tal como lá, é superfrágil, ‘dá pau pra caramba’”.
Por isso, a sugestão é parar de apenas prometer e, de fato, mexer o esqueleto diariamente. Os esportes ajudam a expelir toxinas através da respiração e da transpiração, fortalecem os músculos e queimam gordura.
2. Alimentação equilibrada e orgânica.
A dica é comer pouco de tudo e de tudo pouco. Proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas. E não se exceder nos três pós brancos refinados: sal, açúcar e farinha.
3. Dormir o suficiente para sentir-se descansado.
“É importante dormir à noite para não fazê-lo no trabalho, no volante, na palestra”, afirma Haberkorn.
4. Trabalho… fazer dele um lazer, um prazer.
O trabalho ao qual o empresário se refere não é necessariamente seu ganha-pão. “É claro que se ele for, melhor”, afirma, em seu livro. “Mas pode ser um trabalho filantrópico, artístico, cultural, esportivo, que traga algum valor”.
5. Ler, estudar, estar sempre bem informado.
Vá fundo no detalhe do que estuda. É o antídoto para os “achismos”.
6. Espiritualidade… viver a própria.
Independentemente de religião, se ancorar em uma força maior ajuda a tocar o dia a dia com mais serenidade e confiança. “Tem ateu que é mais espiritual do que muito beato. O importante é acreditar, ter fé. Mas… mais uma vez, com equilíbrio.”
7. Amar a família, os amigos.
Cultive o amor fraternal, a paixão e reforce os relacionamentos também com quem não conhece bem ainda. “Não há sucesso profissional que compense o fracasso no lar”, escreveu o empresário.
8. Inimigos, jamais tê-los.
Ter adversários, concorrentes e até rivais, faz parte da vida. Mas eles não precisam se tornar desafetos. “Respeite a diversidade, as divergências. Evite o estresse que a inimizade provoca.”
9. Agir com ousadia, calma e persistência.
A ousadia se traduz no dito popular: “Melhor se arrepender de fazer do que de não ter tentado”. A calma deve perdurar nos momentos de pressão. Em vez de perder a cabeça, respire fundo. E a persistência, Haberkorn sugere que se baseie em estatística para cultivá-la: “Faça uma pesquisa e veja que de dez coisa que tentamos fazer, poucas dão certo da primeira vez”.
10. Cumprir as metas estabelecidas.
“Mesmo porque a vida sem metas é monótona. E tudo que é monótono, estagna-se”.
Mas não limite-se aos objetivos de trabalho. O que mais você quer da vida?