A água e o óbvio ululante

Não me ocorre um outro tipo de introdução e por isso uso o recurso de citar algo que não é exatamente o óbvio ululante, mas que tem sim alguma obviedade: o de que chamamos nosso planeta de Terra e que essa nomeação é equivocada, porque cerca de 70% da superfície do planeta está coberta com água salgada e a cobertura restante, de terra seca, é permeada em diversas partes por lagos e rios de água doce. Enfim, a maior parte do planeta Terra é água.

Terra planeta água, como canta Guilherme Arantes. Também pode não ser tão óbvio que em proporções parecidas, sobre nós seres humanos, cerca de 60% do corpo humano adulto é composto por água. Portanto, como o planeta, os seres humanos somo mais água. Podemos morrer rapidamente sem água e por isso temos de lembrar, sempre, de tomar cuidado com informações que não privilegiam a água como essencial. Por exemplo: há um comercial que diz que o agro é pop, o agro é tech e o agro é tudo, enfatizando a importância do agronegócio para a economia brasileira. Mas o agronegócio também precisa de água.

O agro não existiria sem água pois é absolutamente dependente dela para sua existência. A água então é o elemento mais importante da economia. Água é pop, água é tech, água é tudo. A água também é o elemento vital para nós seres humanos. Parar ou diminuir drasticamente o consumo de água, acarretará o surgimento de vários problemas de saúde como desidratação, formação de cálculos renais, problemas metabólicos, redução do desempenho físico, fadiga, obesidade etc etc. Devemos consumir água com frequência, fazer disso um hábito, e não devemos esperar a sede chegar. Água nunca é demais.

Certo, muitos alimentos e bebidas têm água, mas não podemos nos enganar, pois às vezes têm outros componentes prejudiciais à saúde, como os refrigerantes e seu açúcar que quando consumido em exagero pode causar vários problemas de saúde. Até mesmo os refrigerantes zero açúcar são prejudiciais pois tem aditivos para o paladar e muito sódio.

É melhor beber apenas água. Em nossas vidas atribuladas convém prestarmos atenção para não cairmos na armadilha de adiarmos a ingestão de água. Por exemplo, esse adiamento pode estar relacionado à uma jornada de trabalho sem interrupções e bem intensa. Algumas vezes, nos debruçamos sobre algum problema de trabalho, não interrompendo nossa busca pela solução até encontrá-la. Mas, na verdade, precisamos desviar nosso foco de atenção quando a solução não aparece subitamente.

Nosso cérebro procura ignorar informações repetidas, assim quando ficamos apresentando o mesmo problema por um tempo contínuo, o cérebro automaticamente tenta esconder os dados relacionados a ele dos nossos sentidos. Mas quando nos distraímos com alguma outra coisa durante algum tempo e depois voltamos para o problema, nosso cérebro o trata como algo novo, e desperta os sentidos para captar todos os dados disponíveis ao alcance.

Então aqui vai mais uma dica: em caso de problemas não resolvidos, no trabalho ou na vida, cabe sim uma pausa e nesta pausa beba água. E, por fim – e diante de tudo o que foi exposto amiúde sobre a água – espero ter deixado aqui o óbvio ululante: Temos de cuidar com muita dedicação da nosso planeta Água e enquanto seres humanos precisamos de um consumo regular de água para que nosso corpo se desenvolva adequadamente. Uma vida longeva e saudável exige vários hábitos virtuosos e beber água com regularidade é um deles.

Ernesto Haberkorn: Em 2021 comemorou 78 anos de idade e pratica atividades físicas regularmente. Mais de 50 anos de experiência no mercado de tecnologia, é empresário, fundador SIGA, Co-fundador TOTVS, fundador do ERPFlex, Grupo NETAS, autor de 14 livros sobre Gestão Empresarial com ERP.

Crédito imagem das crianças: Internet